sexta-feira, 22 de maio de 2009

MAS ISSO É ARTE ?



Muito já foi e ainda é discutido a respeito do que é ou não arte.Muitas pessoas acham que apenas as obras que reproduzem a realidade e, de preferência, o fazem de forma mais fiel possível ao real, podem receber tal classificação. Estamos falando da arte acadêmica, que foi introduzida no Brasil em 1816, com a chegada da Missão Artística Francesa, chefiada por Joachin Lebreton.
Durante todo o século XIX e início do século XX, os artistas seguiam os padrões de representação acadêmicos. Quem não concordasse com os mesmos não era aceito nas academias de arte.Somente na segunda década do século XX, com a Semana de Arte Moderna de 1922, é que esses padrões começariam a tentar der derrubados. No início foi muito difícil. Como em todas as áreas, praticamente, romper com o que já está estabelecido não é fácil, e assim foi com a arte desse período. A sociedade da época era tradicional demais para aceitar como arte os padrões do modernismo brasileiro.Contudo, esse evento abriu caminho para que outros artistas, que também buscavam formas de se expressar diferentes das que eram aceitas pela academia, procurassem lutar para conseguir seu espaço no mundo da arte.
Hoje, podemos dizer que nossa sociedade tem formas de pensar bem diferentes das da sociedade do século XIX. Mas não é por isso que podemos afirmar que atualmente todas as manifestações artísticas são bem aceitas. Apesar de todo o progresso que tivemos, em várias áeras, muitas pessoas ainda possuem uma visão acadêmica a respeito da arte.
E você, o que pensa a respeito do assunto? Na sua opinião a arte deve apenas representar aquilo que é real, ou deve também expressar os sentimentos e modos de pensar do ser humano? Deixo aqui, esse questionamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário